Simone Lobo

Tipos de piso para deck de piscina

4 jan

Chegou a hora de escolher o material do deck da piscina, e agora? Existem muitas possibilidades no mercado de materiais para revestir seu deck, mas nem tudo é tão simples assim… Até certo tempo atrás a pedra São Tomé,  mineira ou a Goiás eram as queridinhas dessa área, mas graças a tecnologia, alguns paradigmas vem sendo quebrados. Lembrando que o tipo de piso ou revestimento a ser escolhido, deve combinar com a sua casa, harmonizando o ambiente como um todo!

Pedras

Revestimento muito utilizado, que pode variar desde a pedra São Tomé até mármores, granitos (estes antiderrapantes) arenitos ou mosaico português. Dependendo da pedra, esta já é naturalmente antiderrapante por conta da sua superfície irregular, mas no caso de mármore ou granito, deve receber acabamento levigado (acabamento semi-polido com resultado antiderrapante, sem ficar rústico demais). Dependendo da tonalidade pode esquentar.. os tons claros são os mais indicados! A impermeabilização é feita no contrapiso e nas peças no momento da colocação. Após isso a única manutenção é a limpeza frequente!

Cimentícios atérmicos

 Ultimamente vem sendo bem requisitado. É composto de concreto de alto desempenho, agregando ao material resistência e alta durabilidade. Possuem várias dimensões, acabamentos e cores.

É fundamental que seja impermeabilizado, como também a aplicação de uma cera especial a cada 2 meses. Um outro ponto que deve ser levado em consideração é o fato das juntas serem largas (no mínimo 4mm), com isso, ocorre um acumulo de sujeira que dificulta a limpeza.

Madeira 

Decks de madeira são clássicos da arquitetura. Lembrando que, devemos utilizar madeira indicada para este fim que é a de reflorestamento (tratada). Nesse caso, a madeira que recebe tratamento adequado é resistente ao tempo, dispensando o uso de verniz brilhante que além de esquentar, dava um super trabalho na hora da manutenção.  A manutenção deve ser feita com um produto chamado stain, que penetra na madeira protegendo contra sol e chuva. A reaplicação deve ser feita à cada 2 anos, dispensando a raspagem, já que não forma uma película na superfície, mantendo o aspecto natural da madeira.

Utilizando a madeira, é possível combinar o revestimento do piso, com jardineiras, bancos, mesas, cadeiras e outros. Além disso possibilita a sensação de contato com a natureza.

Cerâmicas e porcelanatos

Revestimento bastante diversificado, e que possui uma linha especifica para área externa e lazer. Ao escolher o porcelanato deve levar em consideração às qualidades térmicas e a superfície do material, que não pode ser liso, esse tipo de revestimento pode dar um excelente acabamento para sua piscina. No mercado existe uma variedade, inclusive aqueles que possuem aparência idêntica à madeira. A semelhança é tão incrível que apenas tocando o piso pode-se perceber que não trata-se de madeira e sim porcelanato.

Ao utilizar as cerâmicas alguns cuidados devem ser tomados como o tipo de argamassa de assentamento, buscando sempre um material resistente, para evitar que com o passar dos anos as peças quebrem e sua borda fique perigosa para o uso.

Fontes: http://casaeimoveis.uol.com.br

martim blog

Portobello

Blog do porcelanato

13 comentários

  1. ricardo fagundes 22 de janeiro de 2013 at 19:07 #

    Prezados,
    Sugiro o deck de pvc ou de madeira plastica da Superdeck
    Dê uma olhada no site http://www.superdeck.com.br
    Tem decks muito bonitos,vale a pena ver!

  2. Dennis Hobson 2 de maio de 2013 at 11:14 #

    Outro site que contem varios tipos de decks tanto naturais quanto de madeira plastica, pvc, wpc, etc é o http://www.madeiraplastica.allpex.com.br/ com varias obras e fotos.. =)

    • armenio 25 de maio de 2013 at 14:26 #

      esse deck dessa allpex perde a cor e empena!

  3. armenio 26 de maio de 2013 at 10:42 #

    esse deck dessa allpex desfarela com o tempo
    armenio

  4. fernando 29 de setembro de 2013 at 11:05 #

    deck plástico esquenta muito, correto?

  5. joaocarlos 6 de outubro de 2013 at 19:46 #

    como eu faço um deck de madeira flutuante….que madeira uso sob o deck….caibro ou regua de ipe ou caramuru para ñão ficar pesado demais na hora de remover para limpeza.,,,,obrigado

  6. Roberto C. Franco 9 de outubro de 2013 at 15:46 #

    A ESTUDIO SINGULLAR tem como foco principal oferecer ao mercado um produto inovador e ambientalmente sustentável, denominado “madeira plástica”. É um produto que apresenta características visuais e mecânicas idênticas às da madeira convencional, com os benefícios físico-químicos do plástico.

    O produto substitui a madeira convencional, com significativas melhorias, pois é possível serrar, cortar, pregar, parafusar e trabalhar utilizando as mesmas ferramentas e máquinas da madeira convencional, com ganhos funcionais, de acabamento e de sustentabilidade ambiental, representando um melhor custo benefício.
    É um produto ecologicamente correto, pois tem como matéria-prima principal os resíduos plásticos, sendo possível também a incorporação dos resíduos de fibras vegetais. É também reciclável, pois o descarte do produto pode ser reincorporado à linha de produção.
    Acesse nosso site http://www.estudiosingullar.com.br

  7. Giovani 20 de outubro de 2013 at 20:02 #

    Tenho uma piscina com 8 anos de uso, cujo piso externo apresentou problemas de infiltração e manchas (Porcelanato). Vou substituir toda a área externa da piscina e estou na dúvida entre a pedra goiás recortada e um piso atérmico da castelatto que me indicaram. Quero evitar novos problemas futuros e portanto estou na dúvida.

  8. Fabiano 21 de outubro de 2013 at 10:23 #

    Olá apenas para esclarecimento para aplicação de Decks:

    Hoje no mundo a melhor aplicação atestada pelo ASTM (Intertek: Mais conceituado laboratório mundial) é o Deck de WPC. Esse produto já movimenta bilhões no mercado Europeu e Norte Americano. Trata-se de um composto de Madeira (60%) Plastico Reciclado (30%) e Aditivos(10%). Dentre esses aditivos relacionamos:
    *Anti-UV : Garantia de 10 anos sobre a exposição solar;
    *Anti-Chamas: Não pega e não propaga fogo;
    *Pigmento de cor: Não necessita pintura e aplicação de verniz;
    *São alviolares, portanto mais resistente e não esquentam mais que a madeira convencional quando exposto ao sol;
    *Já são lixados e possuem sucos que melhoram a aderência e evitam escorregões;
    *Melhor custo benefício;(vai economizar na manutenção)
    *Possuem uma beleza incomparável em relação os seus concorrentes diretos;
    *Fácil instalação com fixadores de aço inox, não enferrujam e não ficam aparentes.
    Solicite uma amostra para confirmarem tudo o que foi escrito.
    Estou a disposição para maiores detalhes: fc@econs.com.br
    Parabéns pela Matéria e conteúdo do seu blog!

    • hilda maria jacintho 14 de novembro de 2013 at 21:00 #

      achei interessante o produto. como obter mais informações?

  9. luciana 24 de novembro de 2013 at 16:21 #

    Acabei de colocar o porcelanato e volta da piscina e como ainda estou em obra ele esta muito sujo.Qual produto usar para desencardir? Aguardo resposta com urgencia.Obrigado.

  10. Cristiane 31 de janeiro de 2014 at 22:48 #

    Pessoal vi decks modulardes, com deck de Madeira em http://deckdemadeiradeckdepiscina.com.br/ achei muito barato e elegante, comprei e foi pratica a instalação.

    Obrigada

  11. Edmilson Gomes 10 de março de 2014 at 12:25 #

    Tenho piso Cimentícios atérmicos , qual produto que devo aplicar para impermeabilizar, como também qual tipo cera especial que devo aplicara cada 2 meses ??

    Edmilson Gomes

Deixe o seu comentário

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.